|
DIREITOS
HUMANOS
|
|
OFICINA
2
|
|
TEMA –
Direito à diferença
|
|
Objetivos
·
Discutir o valor da igualdade
sob a perspectiva do direito à diferença.
·
Discutir o direito à diferença a
partir da experiência do cotidiano escolar.
·
Desenvolver conceitos e hábitos
para uma convivência pautada pelo respeito à diferença.
·
Discutir o direito à diferença a
partir da noção de alteridade.
·
Refletir sobre o direito à
diferença a partir da discussão sobre a identidade de gênero.
|
|
Material necessário: livro “Na
minha escola todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, Priscila Sanson.
Editora Cortez, 2004; papel sulfite, lápis de escrever, lápis de cor,
canetinhas e borrachas.
|
|
Atividades:
leitura, interpretação e discussão do livro infantil: “Na minha escola todo
mundo é igual”.
·
Leitura do livro, realizada pelo
monitor (a), em voz alta.
·
Apresentação das ilustrações do
livro para as crianças.
·
Discussão sobre o livro a partir
de questões orientadoras como: qual o assunto do livro? Quais são os personagens
da história? Em que espaço acontece à história? De que forma as crianças
lidam com as diferenças?
·
Leitura do Artigo VII, da
Declaração dos Direitos Humanos (anexo 5) relacionando com a história lida.
·
Retomar a história lida, no
encontro anterior.
·
Pedir para a turma comparar a
situação do livro com sua experiência na escola: como são tratadas as
diferenças?
·
Produção final (desenho ou
texto) sobre o assunto, utilizando o Artigo VII da Declaração dos Direitos do
Homem (anexo 5). Organizar a turma em pequenos grupos para a produção.
·
Retomar a leitura do livro;
§ Com
a turma A e B trabalhar a igualdade através de fantoche;
§ Com
a turma C trabalhar a igualdade através de peça teatral.
·
Breve apresentação dos trabalhos
para o monitor (a) e a turma.
|
|
Material necessário: cópias da imagem para visualização em
dupla; papel sulfite; lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e
borrachas; imagem “Só José é normal”, que se encontra no livro: TONUCCI, F. Com
olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
|
|
Atividade: leitura, interpretação e discussão da imagem “Só José
é normal”. Produção de narrativa sobre a imagem.
·
Levantamento das características
das crianças apresentadas pela professora na imagem “Só José é normal”.
·
Descrição das características
físicas das crianças.
·
Discussão das questões: qual é a
diferença entre as características de José e as das outras crianças? Por que
só José era normal na visão da professora?
·
Discussão sobre quais as
possíveis consequências da classificação dos alunos, feita pela professora.
·
Comparação com as experiências
pessoais das crianças.
·
Discussão com turma sobre a
possibilidade de transformar a ilustração em narrativa e criar um roteiro
coletivo para realizá-la.
·
Revisão da ilustração e do
roteiro para a narrativa sobre a imagem.
·
Formação de pequenos grupos
para, a partir do roteiro, elaborar a narrativa.
·
Revisão dos textos produzidos
pelos grupos.
·
Realização de leitura de cada
texto, feita pelos grupos para o resto da turma.
·
Exposição dos textos, associados
à imagem, em mural da escola.
|
|
Atividades: leitura, interpretação e discussão do livro.
Discussão sobre situações do cotidiano.
·
Leitura do livro em voz alta,
realizada pelo educador.
·
Interpretação do texto a partir
das questões: de que diferença o livro trata? Em que situações, na sua
escola, essa diferença aparece?
Faça
uma lista com outras situações em que essa diferença aparece e escreva, em
grupo, como vocês tratam essa diferença.
·
Retomar a história contada no
encontro anterior.
·
Realizar breve explanação sobre
diferença e desigualdade. O educador deve fornecer exemplos para que a turma
possa perceber a distinção entre os conceitos.
·
Levantar junto com a turma
exemplos de tratamento desigual em relação a gênero no Brasil.
·
Discutir com a turma, a partir
das situações levantadas, o excerto sobre diferença e desigualdade (anexo 6).
|
|
Material necessário: livro “O
menino que brincava de ser” de Georgina Martins, editora DCL, 2000; papel
sulfite, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e borrachas.
|
|
Atividades: leitura, interpretação e discussão do livro.
Dramatização da história.
·
Leitura da primeira parte do
livro, realizada em voz alta, pelo educador.
·
Interpretação do texto, a partir
das questões: quem é o protagonista do livro? Quais são os personagens do
livro? Qual é o conflito apresentado pela história?
·
Releitura do texto, destacando
os personagens e suas características, e os principais elementos do enredo.
·
Apresentação da proposta de
dramatização do livro, feita pela turma.
·
Seleção de passagens da primeira
parte do livro a serem dramatizadas.
·
Leitura da segunda e última
parte do livro, em voz alta, feita pelo educador.
·
Interpretação do trecho a partir
da seguinte questão: como o conflito da história foi solucionado?
·
Seleção de passagens da segunda
parte do livro a serem dramatizadas.
·
Estudo das passagens
selecionadas.
·
Levantamento de tarefas
necessárias para a realização da dramatização.
·
Distribuição de tarefas para a
montagem da peça.
·
Levantamento dos personagens e
suas características.
·
Distribuição de papéis a serem
interpretados na montagem final.
·
Leitura dramática da peça (cada
um lê o personagem ou narração que fará).
·
Montagem de cenário.
·
Ensaio geral.
·
Apresentação da dramatização
para a comunidade, previamente convidada.
|
Blog do Programa Mais Educação da Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira, de Rio Branco, AC. Nosso objetivo é divulgar os projetos realizados pelos monitores e estudantes e compartilhar experiências no que se refere ao campo da educação integral.
Mostrando postagens com marcador Oficinas de Direitos Humanos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Oficinas de Direitos Humanos. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Direito à diferença
Declaração dos Direitos Humanos
|
DIREITOS
HUMANOS
|
|
OFICINA
1
|
|
Tema –
Declaração dos Direitos Humanos
|
|
Objetivos
·
Levantar e registrar o que os
alunos sabem sobre os Direitos Humanos.
·
Conhecer os direitos
fundamentais dos seres humanos a partir da Cartilha do Ziraldo.
·
Relacionar os Direitos Humanos com as
vivências das crianças e adolescentes.
|
|
Tempo necessário para a oficina:
·
9 encontros
|
|
Material necessário:
·
Cartilha
do Ziraldo; cópias dos textos em anexo, quando houver necessidade; cartolinas
ou papel pardo (craft), papel sulfite; lápis de escrever, lápis de
cor, canetinhas, borrachas, cola, tesoura; revistas e jornais para recorte;
Cd “Jesus não tem dentes no país dos banguelas” ou “Acústico – Titãs – Vol.
1” do grupo Titãs, Cd player.
|
|
Primeiro encontro
Roda de Conversa para levantamento e registro sobre o que os
alunos sabem sobre Direitos Humanos.
·
Formar uma roda com a turma e
iniciar a conversa perguntando: Vocês já ouviram falar em Direitos Humanos? O
que vocês sabem sobre isso?
·
Deixar que os alunos se
expressem a vontade e a partir do que disserem, fazer outras perguntas,
estimulando-os a falarem mais. Ex: que direitos nós possuímos? Por que os
seres humanos possuem direitos?
·
Registrar o que forem dizendo em
um cartaz na própria roda.
·
Após a conversa, ler para a turma
o que foi registrado.
·
Separar a turma em grupos e
pedir para eles elaborarem cartazes sobre a conversa que tiveram, procurando
expressar através de desenhos, recortes e frases aquilo que sabem sobre
Direitos Humanos.
·
Expor os cartazes feitos pelos alunos
em mural da escola.
|
|
Segundo encontro
Conhecendo a Cartilha
·
Leitura da Cartilha do Ziraldo
(texto e ilustrações) feita pelo educador e acompanhada por todos.
·
Discussão sobre a cartilha a
partir das questões:
a.
No último encontro vocês
disseram o que sabiam sobre Direitos Humanos. Agora que lemos a cartilha, o
que podemos dizer sobre eles?
b.
Quais são os direitos que todos
os seres humanos possuem que estão descritos na cartilha?
c.
O que chamou sua atenção durante
a leitura?
d. Vocês já
viveram situações semelhantes àquelas que aparecem na cartilha, ou conhecem alguém que já viveu? Conte para a turma.
·
Após a
discussão, registrar em um cartaz as primeiras conclusões do grupo sobre o
que são Direitos Humanos, quais são os direitos fundamentais que todos nós
possuímos. Deixar o cartaz fixado na sala.
|
|
Terceiro Encontro
Por que houve necessidade de criar os Direitos Humanos?
·
Separar
a turma em grupos e pedir para relerem a cartilha do Ziraldo das páginas 1 a
11 e responderem à questão: por que houve necessidade de criar os Direitos
Humanos? Peça para eles anotarem o que discutiram em uma folha, para ser lida
para o resto da turma.
·
Durante
a atividade, acompanhar os grupos para garantir que façam a leitura e
discutam a questão a partir do que leram.
·
Após o
registro das conclusões dos grupos, pedir para eles lerem para o resto da
turma o que escreveram e discutiram.
·
Coletivamente,
discutir a questão a partir do que for lido pelos grupos. Se houver
necessidade, volte à cartilha para garantir que todos compreendam quando e
por que a humanidade percebeu a necessidade de criar os Direitos Humanos.
·
Para
terminar, pedir para os alunos registrarem, em forma de desenhos, a conversa
que tiveram.
|
|
Quarto encontro
Os Direitos Fundamentais
·
Leitura
do texto “O que são Direitos Humanos?”, que consta no anexo 1, feita pelo
educador e acompanhada por todos. Ler o texto uma vez na íntegra, depois ler
parágrafo por parágrafo e discutir com a turma.
·
Leitura
das páginas 8, 9, 12 e 13, da Cartilha do Ziraldo, feita pelo educador e
acompanhada por todos. Conversar com a turma sobre o que entenderam dos
textos lidos, fazendo uma comparação entre eles.
·
Fazer
uma lista, junto com as crianças e adolescentes, com os direitos fundamentais
de todo ser humano que são descritos nos textos.
·
Dividir
a sala em grupos e pedir para cada grupo elaborar um cartaz, usando desenhos,
recortes e frases sobre um dos direitos da lista (cada grupo deverá escolher
um direito diferente).
·
Apresentar
os cartazes para o resto da turma e organizar uma exposição em mural da
escola.
|
|
Quinto encontro
O que significa dizer: todos são iguais, mas respeitando as
diferenças?
·
Reler
com a turma as páginas de 2 a 7 da Cartilha do Ziraldo e a partir do texto e
da imagem, discutir a seguinte questão: o que significa dizer: todos são
iguais, mas respeitando as diferenças?
·
Fazer
a leitura dos Artigos I e II da Declaração Universal dos DireitosHumanos no anexo 2 e discutir com os alunos cada
artigo, destacando os seguintes trechos:
“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e
direitos”.
“Todas as pessoas tem capacidade para
gozar os direitos e liberdades da declaração, sem distinção”.
·
Dividir
a turma em grupos e pedir para fazerem dois pequenos textos, um descrevendo
as diferenças dos seres humanos e outro descrevendo no que somos iguais.
·
Cada
grupo lê o que escreveu para o resto da turma, discutindo os aspectos
semelhantes dos textos escritos.
·
Após
a leitura dos grupos, fazer um registro coletivo sobre o tema “ser
igual, mas respeitando as diferenças”,
com as conclusões tiradas pela turma e colocar em um cartaz para deixar na
sala.
|
|
Sexto encontro
Direito ao trabalho
·
Leitura
dos Artigos XXIII e XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos no anexo
3, feita pelo educador e acompanhada por todos.
·
Discutir
com a turma cada item dos artigos, a partir das seguintes questões:
a.
Esse direito é respeitado no
Brasil? Por quê?
b.
Toda
pessoa que exerce a mesma atividade recebe a mesma remuneração por isso? Dê
exemplos.
c.
Todos que trabalham recebem um
salário justo?
d.
O que seria necessário para
assegurar bem estar às pessoas?
·
Dividir
a sala em 5 grupos para que cada um elabore uma pequena cena sobre um dos
itens discutidos, com o cuidado de não repeti-los.
·
Apresentar
as cenas para o resto da turma.
|
|
Sétimo encontro
Direito ao lazer, cultura e educação.
·
Ouvir
a canção Comida, do grupo Titãs.
·
Discutir
sobre os elementos musicais como: ritmo, melodia, identificação de
instrumentos e relação entre letra e música.
·
Discutir
sobre a letra a partir da seguinte questão: por que eles não querem só
comida? O que mais eles querem?
·
Voltar
à Cartilha do Ziraldo e reler com a turma a segunda coluna da página 27.
Pedir para a turma relacionar esse texto com a canção.
·
Conversar
com os alunos sobre como o direito ao lazer, cultura e educação podem ser
garantidos. Registrar em um cartaz o que disserempara fixar na sala.
·
Oferecer
para a turma diversos materiais e pedir para eles registrarem a discussão da
maneira como desejarem: através de desenhos, poemas, textos, recortes,
canções, etc.
·
Socializar os trabalhos
produzidos.
|
|
Oitavo encontro
Direito à Liberdade
·
Leitura
do Artigo IV, da Declaração Universal dos Direitos Humanos no anexo 4, feita
pelo educador e acompanhada por todos.
·
Discussão
do artigo a partir das questões: o que é escravidão? Quando ocorreu no
Brasil? Quando foi abolida? Vocês acham que ainda existe escravidão no
Brasil? Onde ela ocorre?
·
Após
a discussão, distribuir e ler com a turma, o texto informativo: “A
escravidão nos dias de hoje”, autor:
Eduardo de Freitas, Graduado em Geografia, Equipe Brasil Escola. Link para o
texto:
http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm
·
Dividir
a sala em grupos e pedir aos alunos que façam cartazes para informar ao resto
da escola, sobre a existência de escravidão no Brasil, na atualidade.
·
Apresentar
os cartazes para o resto da turma e organizar uma exposição em mural da
escola.
|
|
Nono encontro
Fechamento da discussão sobre a
Declaração Universal dos Direitos Humanos
·
Reler
com a turma o registro feito no primeiro encontro (levantamento dos
conhecimentos prévios dos alunos) e a Cartilha do Ziraldo.
·
Perguntar
a eles se, depois do trabalho realizado, é possível compreender melhor tudo o
que foi apresentado, se o que sabiam antes do trabalho foi ampliado.
·
Discutir
com a turma alguns temas e direitos importantes que estão descritos na
Cartilha e que não foram trabalhados (direito a saúde, registro civil, meio
ambiente, trânsito, código do consumidor, autoridade, tortura).
·
Pedir
para eles observarem as ilustrações da Cartilha, feitas para cada texto e
discutir: as ilustrações estão de acordo com o texto? Elas acrescentam
informações ou apenas descrevem o que está escrito?
·
Distribuir
folhas para os alunos e orientá-los a fazer uma história em quadrinhos sobre
o que aprenderam ao longo da oficina. Lembrar que as ilustrações devem estar
de acordo com o texto, podendo acrescentar informações a ele.
·
Expor
as histórias em quadrinhos para o resto da turma.
|
Assinar:
Postagens (Atom)