segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


ATIVIDADES EXECUTADAS DURANTE O PROGRAMA EM 2012

Acompanhamento Pedagógico:

·         Letramento

·         Matemática

 Direitos Humanos em Educação:
 
·         Direitos humanos em ambiente escolar

 Cultura Digital: 

·         Informática e tecnologia da informação

 Cultura e Artes: 

·         Pintura
 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No ano de 2012 à  Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira iniciou as atividades do Programa Mais Educação no mês de abril com a reunião do coordenador e os monitores para o  planejamento das atividades e a reunião com os pais para mostrar a importância do Programa para os seus filhos e a necessidade da participação da família como agente incentivador da proposta do Programa. Na ocasião os pais assinaram o termo autorizando a participação dos filhos e no mês de maio iniciamos as atividades com os alunos os quais estavam bastante interessados em participar das oficinas oferecidas, e encerramos no mês de outubro.

Encontramos diversos obstáculos como a falta de espaço físico para o funcionamento das  oficinas e principalmente a falta de monitores qualificados e comprometidos. Por varias vezes a coordenação assumiu as oficinas para que não houvesse interrupção das mesmas. Outras dificuldades foram aparecendo, mas com o empenho e a coragem da equipe (coordenador,  monitores,  gestores,   e funcionários)  e a parceria da Secretaria Municipal de Educação que nos deu suporte conseguimos chegar ao final do ano letivo com índices positivos. Desenvolvemos o Programa através das 05 (cinco) oficinas (Letramento, Matemática, Cultura Digital, Pintura e Direitos Humanos) seguindo o horário estabelecido para atender  06 (seis) turmas, sendo distribuídas,  três no turno manhã e três no turno tarde.

Letramento

A oficina foi trabalhada sob a orientação da coordenação do programa.

Assim a monitora utilizou diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura e interpretação, que tinham como objetivos exercitar a leitura em voz alta; analisar os textos e melhorar significamente a oralidade. Atividades de produção textual com objetivos de ajudar os alunos a produzir textos de diferentes gêneros (mesmo que não ortograficamente); reconhecer trechos (característica) pertencentes a um gênero textual. Foi organizada uma “Textoteca”, que tinha como objetivos disponibilizar aos alunos textos dos mais variados gêneros e formas de apresentação, buscando melhoria no letramento; despertar o gosto pela leitura; incentivar e desenvolver o hábito da leitura e desenvolver o espírito crítico pela observação da intencionalidade dos textos.

Por isso foram desenvolvidas muitas atividades utilizando diferentes gêneros textuais, ajudando a desenvolver a leitura oral, bem como a coesão das idéias nas atividades de leitura, interpretação e escrita de textos dos nossos alunos. 

 
Matemática 

Como o grande problema da matemática é a interpretação de situações-problemas, foram desenvolvidas atividades que ajudassem os alunos a resolverem tais situações. A primeira oficina trabalhou com o tema: Histórias infantis nas aulas de Matemática, que tinha como objetivo principal trabalhar ludicamente com histórias, explorando o imaginário, a interpretação, o reconto e a dramatização, para então propor uma intervenção em Matemática. Em seguida trabalhos a oficina que tinha como tema: Brincar e educar através dos jogos matemáticos, com objetivos de ensinar a Matemática de forma lúdica; explorar a criatividade e o raciocínio lógico; introduzir conceitos de geometria plana; desenvolver a capacidade de análise combinatória; memorização de operações algébricas e desenvolver o calculo mental. Por fim, trabalhos a oficina de números e operações, que tinha como objetivos construir os significados das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, identificando que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e que um mesmo problema pode ser resolvido pela aplicação de diferentes operações.

 
Direitos humanos em ambiente escolar

            A escolha dos Direitos humanos em ambiente escolar dentro do Programa Mais Educação revela a preocupação com importantes questões a serem enfrentadas por nossa sociedade: a garantia da plena realização do direito à educação, a formação dos alunos em valores fundamentais à vida pública e o conhecimento de sua condição de sujeitos de direitos. Em consonância com estas questões foram trabalhadas seis oficinas com os temas: Declaração dos Direitos Humanos; Direito à diferença e Estatuto da Criança e do Adolescente, que tinham como objetivos levantar e registrar o que os alunos sabiam sobre os Direitos Humanos; conhecer os direitos fundamentais dos seres humanos; relacionar os Direitos Humanos com as vivências das crianças e adolescentes; discutir o valor da igualdade sob a perspectiva do direito à diferença; discutir o direito à diferença a partir da experiência do cotidiano escolar; desenvolver conceitos e hábitos para uma convivência pautada pelo respeito à diferença; levantar e registrar o que os alunos sabem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e relacionar os direitos descritos no ECA com as vivências das crianças e adolescentes.

 
 Informática e tecnologia da informação

Em se tratando da Cultura Digital, é preciso ainda oferecer condições de acesso a internet ininterrupto nos espaços escolares e comunitários de forma pública e gratuita, para pais, professores, alunos... enfim, para toda a comunidade. Ao mesmo tempo em que se garante a gratuidade torna-se necessário oferecer condições de permanência destes, abrindo os laboratórios em maior tempo e mantendo computadores em boas condições de uso. Desta forma é possível criar condições para que os educadores integrem definitivamente a Cultura Digital ao cotidiano escolar dentro e fora do espaço da sala de aula.

Infelizmente, ainda hoje a realidade destes profissionais da educação é de uma média de 40 horas de sala de aula, sem chances de acesso muito menos de permanência nos laboratórios. Tentando superar esta ausência trabalhamos a Cultura Digital através dos netbooks do Programa Um Computador por Aluno – UCA. Desenvolvemos três oficinas com os temas: apropriação tecnológica; pesquisando e aprendendo e jogos educativos online. Estas oficinas tinham como objetivo apresentar os recursos (softwares) disponíveis no laptop educacional e algumas ferramentas que darão acesso a recursos que poderão ser utilizados com o uso dos mesmos; realizar pesquisas; interpretar informações; desenvolver habilidades de leitura; resolver situações problemas; organizar dados em gráficos e desenvolver o raciocínio lógico através dos jogos.

 
Pintura

 A atividade de Pintura está inserida no macrocampo Cultura e Artes. Foram realizadas atividades que priorizaram o estudo teórico e prático da linguagem pictórica, o desenvolvimento intelectual, por meio do ato de criação, emocional, social, perceptivo, físico e estético, tendo como mote a pintura como arte. As oficinas tinham com temas: Texturas e Cores; Pintura abstrata e figurativa e Pintura com as mãos.

           
Atividades extra-escolares

·         Passeio pedagógico no parque Chico Mendes


·         Bienal do Livro
 

·         Encerramento das atividades de 2012

 

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