ATIVIDADES EXECUTADAS DURANTE O PROGRAMA EM 2012
Acompanhamento Pedagógico:
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Letramento
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Matemática
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Direitos humanos em ambiente escolar
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Informática e tecnologia da informação
·
Pintura
No ano de
2012 à Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira iniciou as atividades
do Programa Mais Educação no mês de abril com a reunião do coordenador e os
monitores para o planejamento das atividades e a reunião com os pais para
mostrar a importância do Programa para os seus filhos e a necessidade da
participação da família como agente incentivador da proposta do Programa. Na
ocasião os pais assinaram o termo autorizando a participação dos filhos e no
mês de maio iniciamos as atividades com os alunos os quais estavam bastante
interessados em participar das oficinas oferecidas, e encerramos no mês de
outubro.
Encontramos
diversos obstáculos como a falta de espaço físico para o funcionamento
das oficinas e principalmente a falta de monitores qualificados e
comprometidos. Por varias vezes a coordenação assumiu as oficinas para que não
houvesse interrupção das mesmas. Outras dificuldades foram aparecendo, mas com
o empenho e a coragem da equipe (coordenador, monitores,
gestores, e funcionários) e
a parceria da Secretaria Municipal de Educação que nos deu suporte conseguimos
chegar ao final do ano letivo com índices positivos. Desenvolvemos o
Programa através das 05 (cinco) oficinas (Letramento, Matemática, Cultura
Digital, Pintura e Direitos Humanos) seguindo o horário estabelecido para
atender 06 (seis) turmas, sendo distribuídas, três no
turno manhã e três no turno tarde.
Letramento
A oficina foi
trabalhada sob a orientação da coordenação do programa.
Assim a
monitora utilizou diferentes gêneros textuais para ensinar a leitura e interpretação,
que tinham como objetivos exercitar a leitura em voz alta; analisar os textos e
melhorar significamente a oralidade. Atividades de produção textual com
objetivos de ajudar os alunos a produzir textos de diferentes gêneros (mesmo
que não ortograficamente); reconhecer trechos (característica) pertencentes a
um gênero textual. Foi organizada uma “Textoteca”, que tinha como objetivos
disponibilizar aos alunos textos dos mais variados gêneros e formas de
apresentação, buscando melhoria no letramento; despertar o gosto pela leitura;
incentivar e desenvolver o hábito da leitura e desenvolver o espírito crítico
pela observação da intencionalidade dos textos.
Por isso foram desenvolvidas
muitas atividades utilizando diferentes gêneros textuais, ajudando a
desenvolver a leitura oral, bem como a coesão das idéias nas atividades de
leitura, interpretação e escrita de textos dos nossos alunos.
Matemática
Como o grande
problema da matemática é a interpretação de situações-problemas, foram
desenvolvidas atividades que ajudassem os alunos a resolverem tais situações. A
primeira oficina trabalhou com o tema: Histórias infantis nas aulas de
Matemática, que tinha como objetivo principal trabalhar ludicamente com
histórias, explorando o imaginário, a interpretação, o reconto e a
dramatização, para então propor uma intervenção em Matemática. Em seguida
trabalhos a oficina que tinha como tema: Brincar e educar através dos jogos
matemáticos, com objetivos de ensinar a Matemática de forma lúdica; explorar a
criatividade e o raciocínio lógico; introduzir conceitos de geometria plana;
desenvolver a capacidade de análise combinatória; memorização de operações
algébricas e desenvolver o calculo mental. Por fim, trabalhos a oficina de
números e operações, que tinha como objetivos construir os significados das
operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, identificando que uma
mesma operação está relacionada a problemas diferentes e que um mesmo problema
pode ser resolvido pela aplicação de diferentes operações.
Direitos humanos em ambiente escolar
A
escolha dos Direitos humanos em ambiente escolar dentro do Programa Mais
Educação revela a preocupação com importantes questões a serem enfrentadas por
nossa sociedade: a garantia da plena realização do direito à educação, a
formação dos alunos em valores fundamentais à vida pública e o conhecimento de
sua condição de sujeitos de direitos. Em consonância com estas questões foram
trabalhadas seis oficinas com os temas: Declaração dos Direitos Humanos;
Direito à diferença e Estatuto da Criança e do Adolescente, que tinham como
objetivos levantar e registrar o que os alunos sabiam sobre os Direitos
Humanos; conhecer os direitos fundamentais dos seres humanos; relacionar os
Direitos Humanos com as vivências das crianças e adolescentes; discutir o valor da igualdade sob a perspectiva do
direito à diferença; discutir o direito à diferença a partir da
experiência do cotidiano escolar; desenvolver
conceitos e hábitos para uma convivência pautada pelo respeito à diferença; levantar e
registrar o que os alunos sabem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA); conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e relacionar os
direitos descritos no ECA com as vivências das crianças e adolescentes.
Em
se tratando da Cultura Digital, é preciso ainda oferecer condições de acesso a
internet ininterrupto nos espaços escolares e comunitários de forma pública e
gratuita, para pais, professores, alunos... enfim, para toda a comunidade. Ao
mesmo tempo em que se garante a gratuidade torna-se necessário oferecer
condições de permanência destes, abrindo os laboratórios em maior tempo e
mantendo computadores em boas condições de uso. Desta forma é possível criar
condições para que os educadores integrem definitivamente a Cultura Digital ao
cotidiano escolar dentro e fora do espaço da sala de aula.
Infelizmente,
ainda hoje a realidade destes profissionais da educação é de uma média de 40
horas de sala de aula, sem chances de acesso muito menos de permanência nos laboratórios.
Tentando superar esta ausência trabalhamos a Cultura Digital através dos
netbooks do Programa Um Computador por Aluno – UCA. Desenvolvemos três oficinas
com os temas: apropriação tecnológica; pesquisando e aprendendo e jogos
educativos online. Estas oficinas tinham como objetivo apresentar os recursos
(softwares) disponíveis no laptop educacional e algumas ferramentas que darão
acesso a recursos que poderão ser utilizados com o uso dos mesmos; realizar
pesquisas; interpretar informações; desenvolver habilidades de leitura;
resolver situações problemas; organizar dados em gráficos e desenvolver o
raciocínio lógico através dos jogos.
Pintura
Atividades extra-escolares
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Passeio pedagógico no parque Chico Mendes
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Bienal do Livro
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Encerramento das atividades de 2012
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