sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Leitura e interpretação de músicas


LETRAMENTO
OFICINA 02
Tema: Leitura e interpretação de músicas
Objetivos:
·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Incentivar e desenvolver o hábito da leitura;
·         Exercitar a leitura em voz alta;
·         Analisar os textos;
·         Aumentar o nível de letramento por meio de leituras prazerosas;
·         Melhorar significativamente a oralidade dos alunos.
Material necessário: Letras de músicas, papel, papel madeira, pincel, som e dicionário.
 
·         O monitor (a) apresentará o passo a passo da oficina para a turma;
·         De forma coletiva, o monitor (a) e os alunos selecionarão as letras de músicas que serão utilizadas para as leituras e interpretações;
·         Escrever no quadro ou papel madeira apenas o titulo da música e pedir aos alunos que digam sobre o que pode falar a referida música;
·         Registrar as hipóteses levantadas pelos alunos;
·         Em seguida, os alunos recebem suas cópias da letra da música e um tempo para lerem silenciosamente o texto (leitura exploratória);
·         Então, pedir que um aluno leia todo o texto para turma;
·         Depois o texto é lido em voz alta por toda a turma;
·         Fragmentar a música em estrofes ou até mesmo em versos;
·         Formação de grupos para a leitura da música em estrofes;
·         Cada grupo tem de ler sua parte no momento adequado, ficando atento e em silencio durante a leitura do outro grupo;
·         Ao fim das leituras orais, é pedido que os alunos releiam a música silenciosamente, porém com mais atenção do que a primeira leitura;
·         Marcar em seus textos as palavras de significado desconhecido;
·         Listar as palavras desconhecidas no quadro e, de forma coletiva, tentar descobrir qual o significado mais adequado ao texto trabalhado;
·         Para formar este glossário utilizaremos o dicionário para descobrir as palavras desconhecidas;
·         Retomamos o início da aula, verificando quais hipóteses colocadas no quadro estão de acordo com o texto;
·         Após percorrer todo este caminho, inicia-se a discussão das possíveis interpretações do texto (oral ou escrita);
·         Para finalizar, os alunos farão uma apresentação da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário