ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades
de aprendizado dos estudantes em Educação Integral.
• Letramento/Alfabetização –
Desenvolvimento da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura
e escrita. Compreensão e produção de textos de diferentes gêneros em situações
comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
• Matemática – Potencialização de
aprendizagens matemáticas significativas por meio de resoluções de problemas,
mobilizando os recursos cognitivos dos estudantes.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A Educação em Direitos Humanos compreende um conjunto de
atividades educacionais que tem a finalidade de promover o respeito dos
direitos e liberdades fundamentais, contribuindo para a prevenção e combate ao
preconceito, discriminação e violências. Essas atividades devem proporcionar
conhecimento, habilidades, competências e empoderamento para que os estudantes
sejam protagonistas da construção e promoção de uma cultura de direitos
humanos.
• Educação em Direitos Humanos – Por meio de múltiplas linguagens artísticas, entre
as quais a fotografia, o vídeo, a literatura, a música e a dança, esta
atividade se propõe a abordar os direitos humanos de maneira transversal e
interdisciplinar, levando os estudantes a refletirem e dialogarem sobre seus
direitos e responsabilidades enquanto protagonistas de uma sociedade livre,
pluralista e inclusiva, a partir do contexto escolar e social no qual estão
inseridos. Os recursos disponibilizados permitem que ao longo do ano sejam
organizadas exibições fotográficas, apresentações musicais e teatrais, mostra
de vídeos, entre outros, a respeito das diversas temáticas de direitos humanos,
quais sejam: proteção da infância e adolescência; equidade de gênero e
diversidade sexual; enfrentamento ao trabalho infantil; bullying;
memória e verdade; história e cultura africana e indígena; inclusão de pessoas
com deficiência; democracia e cidadania; liberdade artística, livre expressão
do pensamento, entre outras.
CULTURA, ARTES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Incentivo à produção artística e cultural, individual e coletiva
dos estudantes como possibilidade de reconhecimento e recriação estética de si
e do mundo, bem como da valorização às questões do patrimônio material e
imaterial, produzido historicamente pela humanidade, no sentido de garantir
processos de pertencimento ao local e à sua história.
• Pintura – Desenvolvimento intelectual, por meio do
ato de criação, emocional, social, perceptivo, físico e estético, tendo como
direcionamento a pintura como arte.
Estudo
teórico e prático da linguagem pictórica. Utilização de técnicas tradicionais,
contemporâneas e experimentais das formas de pintura. Conhecimento e apreciação
de obras clássicas e contemporâneas de pintura.
CULTURA DIGITAL
Utilização do microcomputador e de redes nas atividades
educativas. Fornecimento de conceitos básicos de informática, fomentando a
inteligência geral, livre e colaborativa oferecida pela rede mundial de
computadores.
• Tecnologias Educacionais – Aplicação
de tecnologias na área de informática.
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