sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Histórias infantis nas aulas de Matemática


MATEMÁTICA
OFICINA 01
Tema: Histórias Infantis nas aulas de Matemática
Objetivos:
·         Identificar e analisar a aprendizagem dos alunos quando o ensino de Matemática ocorre através da literatura infantil;
·         Trabalhar ludicamente com a história, explorando o imaginário, a interpretação, o reconto e a dramatização, para então propor uma intervenção em Matemática.
Tempo necessário para a oficina:15 encontros
Material necessário: Papel A3, cartolina, papel madeira, papel cartão, EVA, lápis de cor, impressão, papel A4 colorido.
Primeiro encontro:
Leitura do livro: Queimem os livros de Matemática.
·         Formar um semicírculo para realizar a leitura do livro;
·         Explorar o entendimento do texto;
·         Construir um quadrado mágico utilizando os números de um a nove sem repeti-los levando em conta que sua soma deve ser sempre quinze nos sentidos horizontal, vertical e diagonal;
Segundo encontro:
Reconto do livro: Queimem os livros de Matemática.
·         Completar o quadro mágico com números de um a vinte sem repeti-los.
Terceiro encontro:
Continuação da exploração do livro: Queimem os livros de Matemática.
·         Construir sete quadrados de medidas iguais formando uma espécie de quebra cabeça, e trabalhar a subtração das peças, para que uma nova configuração se forme.
Quarto encontro:
Leitura do livro: Cachinhos de Ouro
·         Separar a turma em grupos e produzir em E.V.A ou em papel números de zero a trinta, e distribuí-los de cinco em cinco para que sejam organizados em ordem crescente ou decrescente.
 
Quinto encontro:
Reconto do livro: Cachinhos de Ouro
·         Medir a altura das crianças, para que possamos identificar quais são os maiores, e os menores e organizar as alturas em ordem crescente.
Sexto encontro:
Continuação da exploração do livro: Cachinhos de Ouro
·         Atividades de fixação sobre números ordinais e sua ordem crescente e decrescente.
Sétimo encontro:
Leitura do livro: As formas
·         Realização de uma atividade de campo, em que as crianças identificarão as mais diversas formas geométricas no ambiente escolar.
Oitavo encontro:
Reconto do livro: As formas
·         A partir dos moldes, recorte e colagem para que sejam construídas figuras geométricas, planas e  não planas.
Nono encontro:
Leitura do livro: Clact, clact, clac
·         No meio de um mosaico, pintar as figuras geométricas indicadas, com as cores pré estabelecidas pelo monitor.
Décimo encontro:
Releitura do Livro: Clact, clact, clact
·         Conhecer tipos de mosaico, recortar as formas geométricas, e fazer um mosaico igual ao que foi escolhido pela turma.
 
 
Décimo primeiro encontro:
Continuação da exploração do livro: Clact, clact, clact
·         Produzir uma paisagem qualquer somento com as figuras geométricas estudadas nos encontros anteriores.
Décimo segundo encontro:
Leitura do Livro: Contando com o relógio
·         Apresentar as crianças os diversos tipos de relógio que existem no mundo. E contar um pouco da história de origem do relógio.
 
Décimo terceiro encontro:
Releitura do Livro: Contando as horas
·         Início do trabalho para construir um relógio com números e com apenas os ponteiros utilizando materiais reciclados.
Décimo quarto encontro:
Continuação da exploração do Livro: Contando as horas
·         Conclusão da produção do relógio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário