MATEMÁTICA
|
OFICINA 01
|
Tema:
Histórias Infantis nas aulas de Matemática
|
Objetivos:
·
Identificar e analisar a aprendizagem dos
alunos quando o ensino de Matemática ocorre através da literatura infantil;
·
Trabalhar ludicamente com a história,
explorando o imaginário, a interpretação, o reconto e a dramatização, para
então propor uma intervenção em Matemática.
|
Tempo necessário para a
oficina:15 encontros
|
Material necessário: Papel
A3, cartolina, papel madeira, papel cartão, EVA, lápis de cor, impressão, papel
A4 colorido.
|
Primeiro encontro:
Leitura do livro: Queimem os
livros de Matemática.
·
Formar um semicírculo para realizar a leitura
do livro;
·
Explorar o entendimento do texto;
·
Construir um quadrado mágico utilizando os
números de um a nove sem repeti-los levando em conta que sua soma deve ser
sempre quinze nos sentidos horizontal, vertical e diagonal;
|
Segundo encontro:
Reconto do livro: Queimem os
livros de Matemática.
·
Completar o quadro mágico com números de um a
vinte sem repeti-los.
|
Terceiro encontro:
Continuação da exploração do
livro: Queimem os livros de Matemática.
·
Construir sete quadrados de medidas iguais
formando uma espécie de quebra cabeça, e trabalhar a subtração das peças,
para que uma nova configuração se forme.
|
Quarto encontro:
Leitura do livro: Cachinhos de
Ouro
·
Separar a turma em grupos e produzir em E.V.A
ou em papel números de zero a trinta, e distribuí-los de cinco em cinco para
que sejam organizados em ordem crescente ou decrescente.
|
Quinto encontro:
Reconto do livro: Cachinhos de
Ouro
·
Medir a altura das crianças, para que possamos
identificar quais são os maiores, e os menores e organizar as alturas em
ordem crescente.
|
Sexto encontro:
Continuação da exploração do
livro: Cachinhos de Ouro
·
Atividades de fixação sobre números ordinais e
sua ordem crescente e decrescente.
|
Sétimo encontro:
Leitura do livro: As formas
·
Realização de uma atividade de campo, em que
as crianças identificarão as mais diversas formas geométricas no ambiente
escolar.
|
Oitavo encontro:
Reconto do livro: As formas
·
A partir dos moldes, recorte e colagem para
que sejam construídas figuras geométricas, planas e não planas.
|
Nono encontro:
Leitura do livro: Clact,
clact, clac
|
Décimo encontro:
Releitura do Livro: Clact,
clact, clact
·
Conhecer tipos de mosaico, recortar as formas
geométricas, e fazer um mosaico igual ao que foi escolhido pela turma.
|
Décimo primeiro encontro:
Continuação da exploração do
livro: Clact, clact, clact
·
Produzir uma paisagem qualquer somento com as
figuras geométricas estudadas nos encontros anteriores.
|
Décimo segundo encontro:
Leitura do Livro: Contando com
o relógio
·
Apresentar as crianças os diversos tipos de relógio
que existem no mundo. E contar um pouco da história de origem do relógio.
|
Décimo terceiro encontro:
Releitura do Livro: Contando
as horas
·
Início do trabalho para construir um relógio
com números e com apenas os ponteiros utilizando materiais reciclados.
|
Décimo quarto encontro:
Continuação da exploração do
Livro: Contando as horas
·
Conclusão da produção do relógio.
|
Blog do Programa Mais Educação da Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira, de Rio Branco, AC. Nosso objetivo é divulgar os projetos realizados pelos monitores e estudantes e compartilhar experiências no que se refere ao campo da educação integral.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Histórias infantis nas aulas de Matemática
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário