sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Organização de uma "Textoteca"


LETRAMENTO
OFICINA 01
Tema: Organização de uma "Textoteca"
Objetivos:
·         Disponibilizar aos estudantes textos dos mais variados gêneros e formas de apresentação, buscando melhoria no letramento dos alunos;
·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Incentivar e desenvolver o hábito da leitura;
·         Desenvolver o espírito crítico pela observação da intencionalidade dos textos.
Tempo necessário para a oficina: 9 encontros.
Material necessário:Livros para recorte, papel cartão, tesoura, cola, caixa de sapato ou pastas.
Primeiro encontro:
Apresentação e organização da"textoteca".
·         A monitora apresentará o passo a passo da textoteca para a turma;
·         De forma coletiva, os alunos selecionarão os textos que sirvam para ler em diferentes ambientes.
Segundo encontro:
Continuação do primeiro encontro.
·         De forma coletiva, os alunos continuarão a selecionar os textos que sirvam para ler em diferentes ambientes.
Terceiro encontro:
Colagem e moldura dos textos.
·         Formar grupos de quatro alunos;
·         Entregar para os grupos o material necessário, os textos selecionados e as molduras;
·         Orientar como será feita a colagem na moldura;
·         Executar a colagem dos textos.
Quarto encontro:
Analise e classificação dos gêneros textuais (conto).
·         Os textos avulsos disponíveis deverão ser analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de acordo com as características do gênero.
Quinto encontro:
Analise e classificação dos gêneros textuais (fábulas).
·         Os textos avulsos disponíveis deverão ser analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de acordo com as características do gênero.
Sexto encontro:
Analise e classificação dos gêneros textuais (poemas).
·         Os textos avulsos disponíveis deverão ser analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de acordo com as características do gênero.
Sétimo encontro:
Analise e classificação dos gêneros textuais (lendas).
·         Os textos avulsos disponíveis deverão ser analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de acordo com as características do gênero.
Oitavo encontro:
Analise e classificação dos gêneros textuais (textos informativos).
·         Os textos avulsos disponíveis deverão ser analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de acordo com as características do gênero.
Nono encontro:
Analise e classificação dos gêneros textuais (historia em quadrinho).
·         Os textos avulsos disponíveis deverão ser analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de acordo com as características do gênero.
Décimo encontro:
Exposição do material produzido para os alunos da escola.
·         Preparar um ambiente para expor o material (pátio da escola);
·         Dividir os alunos em seis grupos de acordo com os gêneros textuais trabalhados;
·         Os alunos farão apresentação do material produzido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário