LETRAMENTO
|
OFICINA 01
|
Tema:
Organização de uma "Textoteca"
|
Objetivos:
·
Disponibilizar aos estudantes textos dos
mais variados gêneros e formas de apresentação, buscando melhoria no
letramento dos alunos;
·
Despertar o gosto pela leitura;
·
Incentivar e desenvolver o hábito da
leitura;
·
Desenvolver o espírito crítico pela
observação da intencionalidade dos textos.
|
Tempo necessário para a
oficina: 9 encontros.
|
Material necessário:Livros
para recorte, papel cartão, tesoura, cola, caixa de sapato ou pastas.
|
Primeiro encontro:
Apresentação e organização
da"textoteca".
·
A monitora apresentará o passo a passo da
textoteca para a turma;
·
De forma coletiva, os alunos selecionarão os
textos que sirvam para ler em diferentes ambientes.
|
Segundo encontro:
Continuação do primeiro
encontro.
·
De forma coletiva, os alunos continuarão a
selecionar os textos que sirvam para ler em diferentes ambientes.
|
Terceiro encontro:
Colagem e moldura dos textos.
·
Formar grupos de quatro alunos;
·
Entregar para os grupos o material necessário,
os textos selecionados e as molduras;
·
Orientar como será feita a colagem na moldura;
·
Executar a colagem dos textos.
|
Quarto encontro:
Analise e classificação dos
gêneros textuais (conto).
·
Os textos avulsos disponíveis deverão ser
analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos
alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de
acordo com as características do gênero.
|
Quinto encontro:
Analise e classificação dos
gêneros textuais (fábulas).
·
Os textos avulsos disponíveis deverão ser
analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos
alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de
acordo com as características do gênero.
|
Sexto encontro:
Analise e classificação dos
gêneros textuais (poemas).
·
Os textos avulsos disponíveis deverão ser
analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos
alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de
acordo com as características do gênero.
|
Sétimo encontro:
Analise e classificação dos
gêneros textuais (lendas).
·
Os textos avulsos disponíveis deverão ser
analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos
alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de
acordo com as características do gênero.
|
Oitavo encontro:
Analise e classificação dos
gêneros textuais (textos informativos).
·
Os textos avulsos disponíveis deverão ser
analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos
alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de
acordo com as características do gênero.
|
Nono encontro:
Analise e classificação dos
gêneros textuais (historia em quadrinho).
·
Os textos avulsos disponíveis deverão ser
analisados e organizados, de acordo com o gênero pré-determinado, pelos
alunos, com ajuda do monitor, em caixas ou pastas com classificador, de
acordo com as características do gênero.
|
Décimo encontro:
Exposição do material
produzido para os alunos da escola.
·
Preparar um ambiente para expor o material
(pátio da escola);
·
Dividir os alunos em seis grupos de acordo com
os gêneros textuais trabalhados;
·
Os alunos farão apresentação do material
produzido.
|
Blog do Programa Mais Educação da Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira, de Rio Branco, AC. Nosso objetivo é divulgar os projetos realizados pelos monitores e estudantes e compartilhar experiências no que se refere ao campo da educação integral.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Organização de uma "Textoteca"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário