sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Textura e cores


CULTURA E ARTES
OFICINA 1
Tema: Textura e cores
Objetivos:
·         Estudar a natureza dos materiais;
·         Apreciar e construir linguagens visuais através de texturas.
 
Tempo necessário para a oficina:
·         12 encontros.
Material necessário:
·         Colas variadas (como branca e para isopor), barbante, fita adesiva, tesouras sem ponta, papéis diversos, EVA, caixas de fósforos, palitos diversos, embalagens, sobras de marcenaria (pó de serra),tecido, jornais, revistas e grãos.
Primeiro encontro:
·         Pergunte se a turma sabe o que é textura. Mostre algumas imagens e converse sobre o significado delas, dando espaço para os alunos fazerem associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das obras.
Segundo encontro:
·         Convidar os alunos a produzir uma obra utilizando palitos de picolé e tinta guache;
·         Solicite que as crianças no próximo encontro tragam objetos sugeridos no item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será usada individualmente.
Terceiro encontro:
·         Retome as produções, realizadas no segundo encontro, para as devidas apreciações;
·         Pedir aos alunos que façam a leitura das mesmas;
·         Realizar uma roda de conversa para expor as dificuldades enfrentadas durante a produção.
Quarto encontro:
·         Levante temas de interesse das crianças.
·         Quais as brincadeiras e histórias que apreciam?
·         Esses assuntos devem ser sugeridos como temas para as próximas atividades que farão.
·         Propor para os alunos uma produção utilizando EVA.
Quinto encontro:
·         Propor aos alunos uma produção utilizando grãos variados.
Sexto encontro:
·         Propor aos alunos uma produção utilizando barbante.
Sétimo encontro:
·         Propor aos alunos uma produção utilizando jornais e revistas.
Oitavo encontro:
·         Propor aos alunos uma produção utilizando tecidos.
Nono encontro:
·         Propor aos alunos uma produção utilizando pó de serra.
Décimo encontro:
·         Propor aos alunos uma produção utilizando embalagens.
Décimo primeiro encontro:
·         Encerradas as produções, exiba todas as obras e organize mais uma vez uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram e comentem os trabalhos dos colegas.
 
Décimo segundo encontro:
·         Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por uma placa com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário