CULTURA
E ARTES
|
OFICINA
1
|
Tema:
Textura e cores
|
Objetivos:
·
Estudar a natureza dos materiais;
·
Apreciar e construir linguagens visuais através de texturas.
|
Tempo necessário para a oficina:
·
12 encontros.
|
Material necessário:
·
Colas variadas (como branca e para isopor), barbante, fita adesiva,
tesouras sem ponta, papéis diversos, EVA, caixas de fósforos, palitos
diversos, embalagens, sobras de marcenaria (pó de serra),tecido, jornais,
revistas e grãos.
|
Primeiro encontro:
·
Pergunte se a turma sabe o que é textura. Mostre algumas imagens e
converse sobre o significado delas, dando espaço para os alunos fazerem
associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o
significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das
obras.
|
Segundo encontro:
·
Convidar os alunos a produzir uma obra utilizando palitos de picolé e
tinta guache;
·
Solicite que as crianças no próximo encontro tragam objetos sugeridos
no item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será
usada individualmente.
|
Terceiro encontro:
·
Retome as produções, realizadas no segundo encontro, para as devidas
apreciações;
·
Pedir aos alunos que façam a leitura das mesmas;
·
Realizar uma roda de conversa para expor as dificuldades enfrentadas
durante a produção.
|
Quarto encontro:
·
Levante temas de interesse das crianças.
·
Esses assuntos devem ser sugeridos como temas para as próximas
atividades que farão.
·
Propor para os alunos uma produção utilizando EVA.
|
Quinto encontro:
·
Propor aos alunos uma produção utilizando
grãos variados.
|
Sexto encontro:
·
Propor aos alunos uma produção utilizando
barbante.
|
Sétimo encontro:
·
Propor aos alunos uma produção utilizando
jornais e revistas.
|
Oitavo encontro:
·
Propor aos alunos uma produção utilizando
tecidos.
|
Nono encontro:
·
Propor aos alunos uma produção utilizando pó
de serra.
|
Décimo encontro:
·
Propor aos alunos uma produção utilizando
embalagens.
|
Décimo primeiro encontro:
·
Encerradas as produções, exiba todas as obras e organize mais uma vez
uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram e comentem
os trabalhos dos colegas.
|
Décimo segundo encontro:
·
Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por uma placa
com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz
informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o evento.
|
Blog do Programa Mais Educação da Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira, de Rio Branco, AC. Nosso objetivo é divulgar os projetos realizados pelos monitores e estudantes e compartilhar experiências no que se refere ao campo da educação integral.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Textura e cores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário