DIREITOS
HUMANOS
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OFICINA
2
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TEMA –
Direito à diferença
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Objetivos
·
Discutir o valor da igualdade
sob a perspectiva do direito à diferença.
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Discutir o direito à diferença a
partir da experiência do cotidiano escolar.
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Desenvolver conceitos e hábitos
para uma convivência pautada pelo respeito à diferença.
·
Discutir o direito à diferença a
partir da noção de alteridade.
·
Refletir sobre o direito à
diferença a partir da discussão sobre a identidade de gênero.
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Material necessário: livro “Na
minha escola todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, Priscila Sanson.
Editora Cortez, 2004; papel sulfite, lápis de escrever, lápis de cor,
canetinhas e borrachas.
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Atividades:
leitura, interpretação e discussão do livro infantil: “Na minha escola todo
mundo é igual”.
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Leitura do livro, realizada pelo
monitor (a), em voz alta.
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Apresentação das ilustrações do
livro para as crianças.
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Discussão sobre o livro a partir
de questões orientadoras como: qual o assunto do livro? Quais são os personagens
da história? Em que espaço acontece à história? De que forma as crianças
lidam com as diferenças?
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Leitura do Artigo VII, da
Declaração dos Direitos Humanos (anexo 5) relacionando com a história lida.
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Retomar a história lida, no
encontro anterior.
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Pedir para a turma comparar a
situação do livro com sua experiência na escola: como são tratadas as
diferenças?
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Produção final (desenho ou
texto) sobre o assunto, utilizando o Artigo VII da Declaração dos Direitos do
Homem (anexo 5). Organizar a turma em pequenos grupos para a produção.
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Retomar a leitura do livro;
§ Com
a turma A e B trabalhar a igualdade através de fantoche;
§ Com
a turma C trabalhar a igualdade através de peça teatral.
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Breve apresentação dos trabalhos
para o monitor (a) e a turma.
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Material necessário: cópias da imagem para visualização em
dupla; papel sulfite; lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e
borrachas; imagem “Só José é normal”, que se encontra no livro: TONUCCI, F. Com
olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
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Atividade: leitura, interpretação e discussão da imagem “Só José
é normal”. Produção de narrativa sobre a imagem.
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Levantamento das características
das crianças apresentadas pela professora na imagem “Só José é normal”.
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Descrição das características
físicas das crianças.
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Discussão das questões: qual é a
diferença entre as características de José e as das outras crianças? Por que
só José era normal na visão da professora?
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Discussão sobre quais as
possíveis consequências da classificação dos alunos, feita pela professora.
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Comparação com as experiências
pessoais das crianças.
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Discussão com turma sobre a
possibilidade de transformar a ilustração em narrativa e criar um roteiro
coletivo para realizá-la.
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Revisão da ilustração e do
roteiro para a narrativa sobre a imagem.
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Formação de pequenos grupos
para, a partir do roteiro, elaborar a narrativa.
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Revisão dos textos produzidos
pelos grupos.
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Realização de leitura de cada
texto, feita pelos grupos para o resto da turma.
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Exposição dos textos, associados
à imagem, em mural da escola.
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Atividades: leitura, interpretação e discussão do livro.
Discussão sobre situações do cotidiano.
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Leitura do livro em voz alta,
realizada pelo educador.
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Interpretação do texto a partir
das questões: de que diferença o livro trata? Em que situações, na sua
escola, essa diferença aparece?
Faça
uma lista com outras situações em que essa diferença aparece e escreva, em
grupo, como vocês tratam essa diferença.
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Retomar a história contada no
encontro anterior.
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Realizar breve explanação sobre
diferença e desigualdade. O educador deve fornecer exemplos para que a turma
possa perceber a distinção entre os conceitos.
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Levantar junto com a turma
exemplos de tratamento desigual em relação a gênero no Brasil.
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Discutir com a turma, a partir
das situações levantadas, o excerto sobre diferença e desigualdade (anexo 6).
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Material necessário: livro “O
menino que brincava de ser” de Georgina Martins, editora DCL, 2000; papel
sulfite, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e borrachas.
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Atividades: leitura, interpretação e discussão do livro.
Dramatização da história.
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Leitura da primeira parte do
livro, realizada em voz alta, pelo educador.
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Interpretação do texto, a partir
das questões: quem é o protagonista do livro? Quais são os personagens do
livro? Qual é o conflito apresentado pela história?
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Releitura do texto, destacando
os personagens e suas características, e os principais elementos do enredo.
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Apresentação da proposta de
dramatização do livro, feita pela turma.
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Seleção de passagens da primeira
parte do livro a serem dramatizadas.
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Leitura da segunda e última
parte do livro, em voz alta, feita pelo educador.
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Interpretação do trecho a partir
da seguinte questão: como o conflito da história foi solucionado?
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Seleção de passagens da segunda
parte do livro a serem dramatizadas.
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Estudo das passagens
selecionadas.
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Levantamento de tarefas
necessárias para a realização da dramatização.
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Distribuição de tarefas para a
montagem da peça.
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Levantamento dos personagens e
suas características.
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Distribuição de papéis a serem
interpretados na montagem final.
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Leitura dramática da peça (cada
um lê o personagem ou narração que fará).
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Montagem de cenário.
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Ensaio geral.
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Apresentação da dramatização
para a comunidade, previamente convidada.
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Blog do Programa Mais Educação da Escola Municipal Mariana da Silva Oliveira, de Rio Branco, AC. Nosso objetivo é divulgar os projetos realizados pelos monitores e estudantes e compartilhar experiências no que se refere ao campo da educação integral.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Direito à diferença
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