sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Direito à diferença


DIREITOS HUMANOS
OFICINA 2
TEMA – Direito à diferença
Objetivos
·         Discutir o valor da igualdade sob a perspectiva do direito à diferença.
·         Discutir o direito à diferença a partir da experiência do cotidiano escolar.
·         Desenvolver conceitos e hábitos para uma convivência pautada pelo respeito à diferença.
·         Discutir o direito à diferença a partir da noção de alteridade.
·         Refletir sobre o direito à diferença a partir da discussão sobre a identidade de gênero.
Material necessário: livro “Na minha escola todo mundo é igual”, de Rossana Ramos, Priscila Sanson. Editora Cortez, 2004; papel sulfite, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e borrachas.
Atividades: leitura, interpretação e discussão do livro infantil: “Na minha escola todo mundo é igual”.
 
·         Leitura do livro, realizada pelo monitor (a), em voz alta.
·         Apresentação das ilustrações do livro para as crianças.
·         Discussão sobre o livro a partir de questões orientadoras como: qual o assunto do livro? Quais são os personagens da história? Em que espaço acontece à história? De que forma as crianças lidam com as diferenças?
·         Leitura do Artigo VII, da Declaração dos Direitos Humanos (anexo 5) relacionando com a história lida.
·         Retomar a história lida, no encontro anterior.
·         Pedir para a turma comparar a situação do livro com sua experiência na escola: como são tratadas as diferenças?
·         Produção final (desenho ou texto) sobre o assunto, utilizando o Artigo VII da Declaração dos Direitos do Homem (anexo 5). Organizar a turma em pequenos grupos para a produção.
·         Retomar a leitura do livro;
§  Com a turma A e B trabalhar a igualdade através de fantoche;
§  Com a turma C trabalhar a igualdade através de peça teatral.
·         Breve apresentação dos trabalhos para o monitor (a) e a turma.
Material necessário: cópias da imagem para visualização em dupla; papel sulfite; lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e borrachas; imagem “Só José é normal”, que se encontra no livro: TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Atividade: leitura, interpretação e discussão da imagem “Só José é normal”. Produção de narrativa sobre a imagem.
 
·         Levantamento das características das crianças apresentadas pela professora na imagem “Só José é normal”.
·         Descrição das características físicas das crianças.
·         Discussão das questões: qual é a diferença entre as características de José e as das outras crianças? Por que só José era normal na visão da professora?
·         Discussão sobre quais as possíveis consequências da classificação dos alunos, feita pela professora.
·         Comparação com as experiências pessoais das crianças.
·         Discussão com turma sobre a possibilidade de transformar a ilustração em narrativa e criar um roteiro coletivo para realizá-la.
·         Revisão da ilustração e do roteiro para a narrativa sobre a imagem.
·         Formação de pequenos grupos para, a partir do roteiro, elaborar a narrativa.
·         Revisão dos textos produzidos pelos grupos.
·         Realização de leitura de cada texto, feita pelos grupos para o resto da turma.
·         Exposição dos textos, associados à imagem, em mural da escola.
Material necessário: Livro “Feminina de menina, Masculino de menino.
Atividades: leitura, interpretação e discussão do livro. Discussão sobre situações do cotidiano.
 
·         Leitura do livro em voz alta, realizada pelo educador.
·         Interpretação do texto a partir das questões: de que diferença o livro trata? Em que situações, na sua escola, essa diferença aparece?
 
Faça uma lista com outras situações em que essa diferença aparece e escreva, em grupo, como vocês tratam essa diferença.
 
·         Retomar a história contada no encontro anterior.
·         Realizar breve explanação sobre diferença e desigualdade. O educador deve fornecer exemplos para que a turma possa perceber a distinção entre os conceitos.
·         Levantar junto com a turma exemplos de tratamento desigual em relação a gênero no Brasil.
·         Discutir com a turma, a partir das situações levantadas, o excerto sobre diferença e desigualdade (anexo 6).
Material necessário: livro “O menino que brincava de ser” de Georgina Martins, editora DCL, 2000; papel sulfite, lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas e borrachas.
Atividades: leitura, interpretação e discussão do livro. Dramatização da história.
 
·         Leitura da primeira parte do livro, realizada em voz alta, pelo educador.
·         Interpretação do texto, a partir das questões: quem é o protagonista do livro? Quais são os personagens do livro? Qual é o conflito apresentado pela história?
·         Releitura do texto, destacando os personagens e suas características, e os principais elementos do enredo.
·         Apresentação da proposta de dramatização do livro, feita pela turma.
·         Seleção de passagens da primeira parte do livro a serem dramatizadas.
·         Leitura da segunda e última parte do livro, em voz alta, feita pelo educador.
·         Interpretação do trecho a partir da seguinte questão: como o conflito da história foi solucionado?
·         Seleção de passagens da segunda parte do livro a serem dramatizadas.
·         Estudo das passagens selecionadas.
·         Levantamento de tarefas necessárias para a realização da dramatização.
·         Distribuição de tarefas para a montagem da peça.
·         Levantamento dos personagens e suas características.
·         Distribuição de papéis a serem interpretados na montagem final.
·         Leitura dramática da peça (cada um lê o personagem ou narração que fará).
·         Montagem de cenário.
·         Ensaio geral.
·         Apresentação da dramatização para a comunidade, previamente convidada.

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