sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Declaração dos Direitos Humanos


DIREITOS HUMANOS
OFICINA 1
Tema – Declaração dos Direitos Humanos
Objetivos
·         Levantar e registrar o que os alunos sabem sobre os Direitos Humanos.
·         Conhecer os direitos fundamentais dos seres humanos a partir da Cartilha do Ziraldo.
·         Relacionar os Direitos Humanos com as vivências das crianças e adolescentes.
Tempo necessário para a oficina:
·         9 encontros
Material necessário:
·         Cartilha do Ziraldo; cópias dos textos em anexo, quando houver necessidade; cartolinas ou papel pardo (craft), papel sulfite; lápis de escrever, lápis de cor, canetinhas, borrachas, cola, tesoura; revistas e jornais para recorte; Cd “Jesus não tem dentes no país dos banguelas” ou “Acústico – Titãs – Vol. 1” do grupo Titãs, Cd player.
Primeiro encontro
Roda de Conversa para levantamento e registro sobre o que os alunos sabem sobre Direitos Humanos.
·         Formar uma roda com a turma e iniciar a conversa perguntando: Vocês já ouviram falar em Direitos Humanos? O que vocês sabem sobre isso?
·         Deixar que os alunos se expressem a vontade e a partir do que disserem, fazer outras perguntas, estimulando-os a falarem mais. Ex: que direitos nós possuímos? Por que os seres humanos possuem direitos?
·         Registrar o que forem dizendo em um cartaz na própria roda.
·         Após a conversa, ler para a turma o que foi registrado.
·         Separar a turma em grupos e pedir para eles elaborarem cartazes sobre a conversa que tiveram, procurando expressar através de desenhos, recortes e frases aquilo que sabem sobre Direitos Humanos.
·         Expor os cartazes feitos pelos alunos em mural da escola.
Segundo encontro
Conhecendo a Cartilha
·         Leitura da Cartilha do Ziraldo (texto e ilustrações) feita pelo educador e acompanhada por todos.
·         Discussão sobre a cartilha a partir das questões:
a.       No último encontro vocês disseram o que sabiam sobre Direitos Humanos. Agora que lemos a cartilha, o que podemos dizer sobre eles?
b.      Quais são os direitos que todos os seres humanos possuem que estão descritos na cartilha?
c.       O que chamou sua atenção durante a leitura?
d.      Vocês já viveram situações semelhantes àquelas que aparecem na cartilha, ou conhecem alguém que já viveu? Conte para a turma.
·         Após a discussão, registrar em um cartaz as primeiras conclusões do grupo sobre o que são Direitos Humanos, quais são os direitos fundamentais que todos nós possuímos. Deixar o cartaz fixado na sala.
Terceiro Encontro
Por que houve necessidade de criar os Direitos Humanos?
·         Separar a turma em grupos e pedir para relerem a cartilha do Ziraldo das páginas 1 a 11 e responderem à questão: por que houve necessidade de criar os Direitos Humanos? Peça para eles anotarem o que discutiram em uma folha, para ser lida para o resto da turma.
·         Durante a atividade, acompanhar os grupos para garantir que façam a leitura e discutam a questão a partir do que leram.
·         Após o registro das conclusões dos grupos, pedir para eles lerem para o resto da turma o que escreveram e discutiram.
·         Coletivamente, discutir a questão a partir do que for lido pelos grupos. Se houver necessidade, volte à cartilha para garantir que todos compreendam quando e por que a humanidade percebeu a necessidade de criar os Direitos Humanos.
·         Para terminar, pedir para os alunos registrarem, em forma de desenhos, a conversa que tiveram.
 
Quarto encontro
Os Direitos Fundamentais
·         Leitura do texto “O que são Direitos Humanos?”, que consta no anexo 1, feita pelo educador e acompanhada por todos. Ler o texto uma vez na íntegra, depois ler parágrafo por parágrafo e discutir com a turma.
·         Leitura das páginas 8, 9, 12 e 13, da Cartilha do Ziraldo, feita pelo educador e acompanhada por todos. Conversar com a turma sobre o que entenderam dos textos lidos, fazendo uma comparação entre eles.
·         Fazer uma lista, junto com as crianças e adolescentes, com os direitos fundamentais de todo ser humano que são descritos nos textos.
·         Dividir a sala em grupos e pedir para cada grupo elaborar um cartaz, usando desenhos, recortes e frases sobre um dos direitos da lista (cada grupo deverá escolher um direito diferente).
·         Apresentar os cartazes para o resto da turma e organizar uma exposição em mural da escola.
Quinto encontro
O que significa dizer: todos são iguais, mas respeitando as diferenças?
·         Reler com a turma as páginas de 2 a 7 da Cartilha do Ziraldo e a partir do texto e da imagem, discutir a seguinte questão: o que significa dizer: todos são iguais, mas respeitando as diferenças?
·         Fazer a leitura dos Artigos I e II da Declaração Universal dos DireitosHumanos no anexo 2 e discutir com os alunos cada artigo, destacando os seguintes trechos:
“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
“Todas as pessoas tem capacidade para gozar os direitos e liberdades da declaração, sem distinção”.
·         Dividir a turma em grupos e pedir para fazerem dois pequenos textos, um descrevendo as diferenças dos seres humanos e outro descrevendo no que somos iguais.
·         Cada grupo lê o que escreveu para o resto da turma, discutindo os aspectos semelhantes dos textos escritos.
·         Após a leitura dos grupos, fazer um registro coletivo sobre o tema “ser igual, mas respeitando as diferenças”, com as conclusões tiradas pela turma e colocar em um cartaz para deixar na sala.
Sexto encontro
Direito ao trabalho
·         Leitura dos Artigos XXIII e XXV da Declaração Universal dos Direitos Humanos no anexo 3, feita pelo educador e acompanhada por todos.
·         Discutir com a turma cada item dos artigos, a partir das seguintes questões:
a.       Esse direito é respeitado no Brasil? Por quê?
b.      Toda pessoa que exerce a mesma atividade recebe a mesma remuneração por isso? Dê exemplos.
c.       Todos que trabalham recebem um salário justo?
d.      O que seria necessário para assegurar bem estar às pessoas?
·         Dividir a sala em 5 grupos para que cada um elabore uma pequena cena sobre um dos itens discutidos, com o cuidado de não repeti-los.
·         Apresentar as cenas para o resto da turma.
Sétimo encontro
Direito ao lazer, cultura e educação.
·         Ouvir a canção Comida, do grupo Titãs.
·         Discutir sobre os elementos musicais como: ritmo, melodia, identificação de instrumentos e relação entre letra e música.
·         Discutir sobre a letra a partir da seguinte questão: por que eles não querem só comida? O que mais eles querem?
·         Voltar à Cartilha do Ziraldo e reler com a turma a segunda coluna da página 27. Pedir para a turma relacionar esse texto com a canção.
·         Conversar com os alunos sobre como o direito ao lazer, cultura e educação podem ser garantidos. Registrar em um cartaz o que disserempara fixar na sala.
·         Oferecer para a turma diversos materiais e pedir para eles registrarem a discussão da maneira como desejarem: através de desenhos, poemas, textos, recortes, canções, etc.
·         Socializar os trabalhos produzidos.
Oitavo encontro
Direito à Liberdade
·         Leitura do Artigo IV, da Declaração Universal dos Direitos Humanos no anexo 4, feita pelo educador e acompanhada por todos.
·         Discussão do artigo a partir das questões: o que é escravidão? Quando ocorreu no Brasil? Quando foi abolida? Vocês acham que ainda existe escravidão no Brasil? Onde ela ocorre?
·         Após a discussão, distribuir e ler com a turma, o texto informativo: “A escravidão nos dias de hoje”, autor: Eduardo de Freitas, Graduado em Geografia, Equipe Brasil Escola. Link para o texto: http://www.brasilescola.com/sociologia/escravidao-nos-dias-de-hoje.htm
·         Discutir o texto para que todos o compreendam.
·         Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos que façam cartazes para informar ao resto da escola, sobre a existência de escravidão no Brasil, na atualidade.
·         Apresentar os cartazes para o resto da turma e organizar uma exposição em mural da escola.
Nono encontro
Fechamento da discussão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos
·         Reler com a turma o registro feito no primeiro encontro (levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos) e a Cartilha do Ziraldo.
·         Perguntar a eles se, depois do trabalho realizado, é possível compreender melhor tudo o que foi apresentado, se o que sabiam antes do trabalho foi ampliado.
·         Discutir com a turma alguns temas e direitos importantes que estão descritos na Cartilha e que não foram trabalhados (direito a saúde, registro civil, meio ambiente, trânsito, código do consumidor, autoridade, tortura).
·         Pedir para eles observarem as ilustrações da Cartilha, feitas para cada texto e discutir: as ilustrações estão de acordo com o texto? Elas acrescentam informações ou apenas descrevem o que está escrito?
·         Distribuir folhas para os alunos e orientá-los a fazer uma história em quadrinhos sobre o que aprenderam ao longo da oficina. Lembrar que as ilustrações devem estar de acordo com o texto, podendo acrescentar informações a ele.
·         Expor as histórias em quadrinhos para o resto da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário